História natural das Ilhas Desertas de cabo verde

PROJECTO inicial - História Natural das Desertas / The Natural History of the Desertas



LIVRO/BOOK Venda/on sale
 NHBS



ENQUADRAMENTO APRESENTAÇÃO LIVRO
 

A apresentação do livro “Historia natural das Ilhas Desertas - The Natural History of the Desertas Islands - Santa Luzia, Branco e Raso” foi o culminar de um Projecto da Sociedade Caboverdiana de Zoologia intitulado “Compilação Científica (Almanaque) sobre a Diversidade Biológica de “As ilhas Desertas – Santa Luzia, Branco e Raso” em Cabo Verde”, financiado pelo GEF-SGP em 2011, cuja impressão foi financiada agora pela DNA, MAHOT. Este instrumento bilingue (em Português e Inglês) com lógica e rigor científico, reúne os vários aspectos do conhecimento da História Natural desta área já publicados e outros ainda por publicar sobre uma área remota e cientificamente pouco explorada que está incluída num hotspot de biodiversidade.

A obra, com a edição de Raquel Vasconcelos (CIBIO-InBIO, Universidade do Porto), Rui Freitas (DECM, Universidade de Cabo Verde) e J. Cornelis Hazevoet (IICT, Instituto de Investigação Científica Tropical), contém 10 capítulos ilustrados e com informação científica contundente e validada por 19 especialistas reconhecidos internacionalmente. Para além de um prefácio redigido pelo Director Nacional do Ambiente e de uma introdução geral, o livro reúne as informações disponíveis na literatura sobre a Geografia e Geologia, (1) Presença Humana (2), Circulação de Corrente (3), Biodiversidade Marinha (4), Vegetação (5), Répteis Terrestres (6) História do Icónico Lagarto Gigante (7), Aves Reprodutoras (8), A Calhandra do Ilhéu Raso (9), e Espécies introduzidas e Medidas de Conservação (10) deste grupo de ilhas protegidas, que abriga algumas das espécies mais ameaçadas de mundo.

O livro visa fornecer informações de base que propiciem uma gestão de espécies e habitats marinhos e costeiros nas Reservas Naturais de Santa Luzia e Ilhéus Branco e Raso e Área Marinha Protegida, e ainda impulsionar os decisores e utilizadores das Desertas na conservação do seu Património Natural. Visa ainda a sensibilização ambiental do público não especializado: é necessário que o cidadão comum conheça a diversidade biológica para poder envolver-se emocionalmente com esta e assim apoiar os projectos de conservação a serem desenvolvidos. Sendo uma obra bilíngue, promoverá o aumento da consciência da importância deste pequeno arquipélago a nível global, tanto para a biodiversidade marinha como terrestre.

Foram impressas 500 cópias do livro (com CD), das quais 100 serão distribuídas gratuitamente aos patrocinadores, editores, autores dos textos e fotografias, entidades locais, escolas, universidades e ONGs. Quanto aos restantes, a SCVZ.org tenciona colocá-los à venda por 20 € por unidade, com o objectivo de criar um fundo de apoio à investigação e conservação nas Desertas. RV e RF


Em cima, de esquerda para direita: Dr. Evandro Lopes – biólogo marinho, secretário da SCVZ; Doutora Raquel Vasconcelos – bióloga, Editora principal do Livro; Dra. Silvana Roque, bióloga, gestora da Reserva de Santa Luzia e Ilhéus; Doutora Dora Pires – Vice Reitora da Universidade de Cabo Verde e Dr. Rui Freitas – Presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Zoologia e co-Editor do Livro.

NO ACTO - A Dra. Silvana Roque apresentou cientificamente o livro para o público e realçou muito bem a importância do mesmo no fornecimento de informações de base para a conservação dessa Área Protegida. A Doutora Dora Pires fez um enquadramento do acto de apresentação do livro no contexto da Uni-CV. O Dr. Rui Freitas contextualizou essa Sociedade e o projecto, tendo a Doutora Raquel Vasconcelos resumido e comunicado em nome dos autores todo o trabalho que culminou na produção do Livro.


Noticia da apresentação na TCV (publicado em:  02 Dez 2015)


O LIVRO - PREFÁCIO, A INTRODUÇÃO E A CAPA DOS CAPÍTULOS  (15 MB)

Stats - 19 autores dos quais 3 editores, 27 autorias de mais de 150 gravuras (fotos) em 307 páginas impressas.

Referencia - Vasconcelos, R., Freitas, R. & Hazevoet, C.J. (Eds). 2015. História Natural das Ilhas Desertas – Santa Luzia, Branco e Raso (Sociedade Caboverdiana de Zoologia), 1º Ed. 307 pp.

COMPRAR LIVRO LINK

 Na Venda/on sale - NHBS